Chökyi Nyima Rinpoche

Chokyi Nyima Rinpoche é renomado mundialmente como um professor budista e mestre de meditação. Nasceu no Tibete em 1951 sendo o filho primogênito de Kunsang Dechen, sua mãe e praticante budista dedicada, e Tulku Urgyen Rinpoche, seu pai e grande mestre realizado do budismo tibetano. Quando criança foi reconhecido como a sétima encarnação do mestre tibetano de meditação Gar Drubchen, e designado como o lama-chefe do Monastério Drong da região de Nakchukha, situada ao norte da cidade de Lhasa.

Em 1959, após a ocupação do Tibete, Rinpoche fugiu com sua família para a Índia e para o Nepal, onde passou sua juventude estudando com alguns dos mais ilustres mestres do budismo tibetano, incluindo o 16º Karmapa, Dilgo Khyentse Rinpoche e Tulku Urgyen Rinpoche. Em 1976 foi entronizado como o abade do monastério Ka-Nying Shedrub Ling em Kathmandu, que ainda hoje constitui o núcleo central de suas atividades cada vez maiores. Hoje, mais de 500 monges e monjas estão sob seus cuidados neste e em outros monastérios no Nepal. O Monastério Drong, que foi completamente destruído durante a Revolução Cultural, foi recentemente reconstruído e novamente se tornou um núcleo ativo para a comunidade monástica.

Chokyi Nyima Rinpoche é o fundador e chefe espiritual de inúmeros centros de estudos e de meditação budista na Ásia, Europa e América do Norte. No Nepal, dirige o Rangjung Yeshe Institute, um centro de ensino internacional onde os estudantes podem obter diplomas de bacharelado, mestrado e doutorado em estudos budistas. Para aqueles que desejam estudar e praticar à distância, em suas casas, Rinpoche também oferece o programa de meditação on-line da Tríplice Excelência de Tara, disponível em português, que aborda todo o caminho budista. Domiciliado no Nepal, Rinpoche é profundamente engajado em trabalhos sociais por meio do Shenpen, sua organização de caridade local.

Para conhecer mais sobre Chokyi Nyima Rinpoche e suas atividades, acesse www.shedrub.org

Autores