Khenpo Karthar Rinpoche

O Venerável Khenpo Karthar Rinpoche nasceu no ano de 1924, em uma modesta família nômade em Rabshu na província de Kham, no leste do Tibet. Ele recebeu o nome Karma Tharchin, que mais tarde foi encurtado para Karthar. Aos dezenove anos, Rinpoche foi para o Mosteiro Tsurphu, onde pela primeira vez se encontrou com Sua Santidade, o 16o Karmapa e no ano seguinte recebeu seus votos monásticos do 11º Tai Situ Rinpoche, no Monastério Palpung.

Após alguns retiros curtos, Rinpoche entrou no tradicional retiro de três anos e aos anos trinta anos de idade completou seu treinamento e recebeu o título de Khenpo.

Em 1958 deixou o Tibet e passou anos na Índia, Sikkim e Butão. Em 1975, Sua Santidade Karmapa decidiu enviá-lo para os Estados Unidos pedindo que fosse seu representante e servisse como abade em um novo mosteiro Karma Kagyu, ainda a ser construído na América do Norte. O primeiro centro de dharma que eles estabeleceram foi em Nova York, tornando-se conhecido como Karma Thegsum Choling (KTC) e em 1978 estabeleceu o Monastério Karma Triyana Dharmachakra (KTD), tendo Rinpoche como seu abade responsável.

Nos anos que se seguiram, Rinpoche supervisionou e viajou para um número crescente de KTCs na América do Norte, concedeu inúmeros ensinamentos, projetou e supervisionou a construção e estruturação do centro de retiro de três anos do KTD, Karme Ling, na cidade de Delhi, NY, bem como serviu como seu mestre de retiro.

Autores