Oferendas para a bem-aventurança (Trecho do livro “Nos passos dos bodhisattvas”)

Os sutras e tantras descrevem os benefícios de fazer oferendas de muitas maneiras. Todas as explicações se resumem a reduzir a avidez e o apego. À medida que treinamos no Dharma, nosso apego muda dos objetos mundanos para os objetos “espirituais”. Ficamos obcecados com o nosso mérito, a nossa disciplina. Por meio da oferenda, trazemos o apego material e espiritual para o caminho. Quando boas experiências surgem a partir do treinamento, também podemos oferecê-las aos buddhas e bodhisattvas.

O Buddha menciona três tipos de oferendas. A primeira envolve limpar o altar, embelezar o templo e oferecer flores e incenso. Em outras palavras, expressamos reverência pelo nosso local de prática e intensificamos nossa apreciação por meio de ações físicas.

O segundo tipo é a oferenda de beneficiar outras pessoas. O Buddha disse que, ao oferecer serviço aos nossos semelhantes, estamos oferecendo serviço ao próprio Buddha. Para os seres sencientes, oferecemos objetos materiais para proteger seus corpos, palavras e apoio físico para livrá-los do medo, e o Dharma para guiá-los ao despertar. Segundo o Buddha, quem sempre oferece o Dharma mantém o Dharma, e sua percepção do mundo se torna pura.

A terceira oferenda é se engajar em virtude sem apego. Livres das oito preocupações mundanas, praticamos com atenção plena, gentileza, habilidade e bondade. Essa é a oferenda.

[…]

No texto O Caminho do Bodisatva, de Shantideva, há muitas explicações sobre como fazer oferendas, incluindo os métodos físicos. Aprender os rituais de oferenda exige tempo e instruções de um professor, mas, no início, podemos fazê-las de maneiras simples. Se encontrarmos uma flor no caminho para casa, podemos colocá-la diante de uma imagem do Buddha. Se virmos um pôr do sol especialmente fabuloso, podemos pensar: “Eu o ofereço aos buddhas e bodhisattvas para que todos os seres possam despertar para sua natureza intrínseca”. A oferenda mental reduz o arrependimento e o apego, além de fortalecer o poder das nossas aspirações. Fazer oferendas mentais junto com as físicas é semelhante ao modo como cultivamos a bodhichitta da aspiração enquanto realizamos a intenção iluminada por meio da bodhichitta da aplicação.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.