Traleg Kyabgon, prefácio do livro "A essência do budismo"

Prefácio

Pode parecer que não há necessidade de outro livro de introdução ao budismo, uma vez que já existe uma infinidade de bons livros disponíveis no mercado, o que não era o caso há uma década. No entanto, depois de pensar um pouco, fui persuadido de que pode haver espaço para outro livro, um que apresente ao público em geral a forma tibetana de budismo na perspectiva da escola Kagyü, que é a segunda linhagem mais antiga do budismo tibetano. Parece-me que alguns livros introdutórios são muito elementares ou muito eruditos para serem imediatamente acessíveis aos iniciantes no budismo.

Além disso, ainda não vi um livro introdutório acessível, que torne os ensinamentos sobre os três yanas do budismo tibetano facilmente compreensíveis para um estudante totalmente iniciante ou mesmo para os mais experientes. Como escritor, há um dilema sobre até que ponto apresentar detalhes. Tentei manter esse difícil equilíbrio para que o texto não fosse nem muito superficial, nem muito denso e inacessível.

O texto — baseado em ensinamentos que dei na Austrália, Europa e Estados Unidos — está dividido em três partes, cada uma dedicada a um dos três yanas. Os capítulos 1 a 4 apresentam os princípios básicos dos primeiros ensinamentos budistas. Nos três primeiros, os ensinamentos sobre as Quatro Nobres Verdades e o treinamento budista sobre preceitos morais, concentração e sabedoria são discutidos em detalhes. O quarto capítulo é dedicado ao karma e ao renascimento, que é uma característica central dos ensinamentos budistas tibetanos tradicionais.

A segunda parte é dedicada aos ensinamentos Mahayana sútricos e aos ensinamentos Mahayana tântricos. Aqui, lido com os tipos de obstáculos, impedimentos e obscurecimentos que precisamos superar, os meios que empregamos para superá-los e o resultado depois de usarmos esses antídotos.

Isso é apresentado do ponto de vista das descrições sútricas e tântricas do caminho e dos estágios de desenvolvimento espiritual. A parte final é dedicada aos ensinamentos e à meditação, que é vista como a culminação do sistema dos três yanas do ponto de vista da tradição Mahamudra, considerada como indo além do próprio Tantra.

É meu desejo que este livro seja útil para os iniciantes e também para budistas experientes. Em minha mente, se apenas uma pessoa se voltar para o Dharma por ter lido este livro, vou me sentir mais do que amplamente recompensado.

Mais informações sobre o livro, aqui.

Trechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.