Responda de uma única forma a todas as crises de desânimo

Responda de uma única forma a todas as crises de desânimo

Trecho do livro Budismo com atitude, de B. Alan Wallace


Depois de praticar por algum tempo, você pode sentir que não está fazendo muito progresso e se perguntar se o problema é com a prática ou com você mesmo. O desânimo pode resultar da falta de confiança na prática. Você pode achar que sua mente ficou muito pesada depois de praticar tonglen ou você pode se sentir infeliz. Pode também simplesmente se sentir deprimido por estar exposto a um mundo tão cheio de delusão, agressão, egoísmo, conflito e miséria.

Este aforismo refere-se ao desencorajamento. Você pode achar que sua mente, que já era bastante dispersa antes de começar a meditar, agora parece ainda mais dispersa. Isso é chamado de “primeiro sinal de progresso”. O primeiro sinal de progresso é se dar conta de sua real situação. Quando você toma mais consciência do que sempre aconteceu, esse é um bom sinal, um sinal doloroso, mas um bom sinal. O desânimo, ou o “abatimento”, é uma resposta natural para quando nossa situação se torna mais nítida. Do ponto de vista budista, sofremos dessas aflições mentais há muito tempo, há muitas vidas. Nós nos acostumamos com elas e é preciso esforço até mesmo para reconhecê-las. Além disso, as aflições não desaparecerão da noite para o dia e, talvez, nem mesmo em muitos anos.

Reconhecendo isso, o Treinamento da Mente aconselha, “Responda de uma única maneira”. Temos o hábito de desanimar profundamente com as muitas preocupações que não têm significado a longo prazo – a pessoa que amamos não nos ama, o emprego maravilhoso se foi, o nosso dinheiro foi roubado –, tantas causas para o desespero. Caímos no desespero pelas mais variadas causas, vindas das mais variadas direções. Se você se desencorajar com relação ao Darma, pelo menos a causa desse desespero será algo profundamente significativo. Neutralize o desânimo com a prática do Darma, praticando tonglen, buscando alcançar os outros e oferecer-lhes a felicidade.

 

Trechos de livros

1 comentário

María margarida

María margarida

Nao consegui saber qual a resposta para desanimo.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.