Vítor Barreto, editor da Lúcida Letra

Olá, leitores e leitoras da Lúcida Letra,

O site da Lúcida Letra mudou. E não é só isso. Na verdade, toda a identidade visual da editora foi refeita, de modo a representar o amadurecimento pelo qual a editora passou (e vem passando) nos últimos quase 10 anos.

Neste post, tentarei transmitir um pouco do que está envolvido nas mudanças.

Site

A Lúcida Letra trabalha basicamente com três grupos de obras: livros de transformação, livros de introdução ao budismo e livros de aprofundamento. Os públicos desses livros são um pouco diferentes e o novo site deixa isso mais claro e fácil.

Outra ideia foi trazer pontos-chave de cada livro, como a indicação (ou não) de determinadas obras para iniciantes, pontos interessantes de cada livro e outros destaques. Cada livro traz também o sumário na própria página do título, bem como informações dos autores. Se você sentir falta de alguma informação, sempre pode entrar em contato comigo também.

Uma nova área do site com informações dos autores será constantemente atualizada conforme a biografia avança (colaborações são sempre bem-vindas).

Eu também coloquei algumas informações úteis no carrinho, para ajudar as pessoas a terem mais tranquilidade no fechamento dos pedidos.

Posicionamento 

Ao longo dos últimos anos, a Lúcida Letra encontrou uma voz e uma identidade. Junto com isso, há novas responsabilidades. Entendo que a editora tem um papel importante na preservação do Dharma em português e no fomento da prática confiável e bem fundamentada.

Pensando nisso, outra decisão que tomei foi a de buscar, sempre que possível, utilizar a grafia dos termos de um modo que apoie o estudo e o entendimento dos praticantes. Muitas vezes, a etimologia é parte do ensinamento.

Algumas mudanças podem demorar a ser percebidas (já que o catálogo tem mais de 55 livros e eles podem demorar um pouco a ter novas tiragens), mas estou confiante de que a mudança apoia a prática e os estudos dos praticantes brasileiros, sem gerar dificuldades para iniciantes.

A introdução de palavras mais adequadas ao contexto original pode gerar curiosidade e abertura e dificultar entendimentos errôneos precipitados, tão comuns quando nos deparamos com novos conceitos. Cada palavra do Dharma é uma porta para a liberação.

A nova marca da Lúcida Letra

A nova identidade

A nova identidade da editora reflete alguns valores importantes. A Lúcida Letra se propõe a ser uma referência confiável e facilitar o acesso aos ensinamentos e a conexão com os mestres. A concha é um símbolo para o convite aos ensinamentos e o papel da editora é conectar as pessoas às fontes de sabedoria (que estão além dos livros).

Os traços do símbolo também refletem as ondas que reverberam, ampliando o alcance do Dharma genuíno para as pessoas interessadas, bem como um movimento de encontro e reencontro.

As cores também mudaram. Uma paleta mais sóbria reforça o propósito de sermos um apoio confiável para sua prática.

--

Essa é uma construção constante e conto (como sempre) com seu apoio, carinho e compreensão diante das mudanças. 

Pretendo trazer mais informações sobre as novidades nas próximas semanas e ficarei feliz em saber as suas impressões.

 

Que os méritos se ampliem e beneficiem muitos seres.

Abraço grande,
No Dharma,

Vítor Barreto

Bastidores da ll

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.