Apenas respire - Meditação com crianças

Hoje recebi duas notificações maravilhosas do YouTube. Ambas do canal Lojong, do Luis Oliveira (que também criou o Buda Virtual).

São dois vídeos curtos. No primeiro, crianças falam sobre o que elas sentem no corpo quando estão com raiva e de que modo a respiração pode ajudá-las a acalmar. Tem algo de muito emocionante na fala das crianças. Achei muito bonito.

No livro Meditação em ação para crianças, Susan Kaiser Greenland narra a mesma experiência:

Ao final da festa de aniversário de seis anos do meu filho, eu observava da janela da cozinha as crianças ainda presentes que brincavam no quintal. Uma amiguinha dele, nossa vizinha, dava estrelas e piruetas em nosso gramado, que estava cheio de bexigas estouradas e vazias. Meu filho e um amigo sentaram-se na escada e folhearam um livro de desenhos que ele havia ganhado de presente. Era uma tarde tranquila e agradável.
De repente, a calma cessou: a porta da cozinha se abriu e meu filho e seu amigo correram para dentro, ambos quase chorando. Perguntei a eles o que havia acontecido de errado, mas eles estavam muito agitados e não conseguiam falar. Ninguém estava em perigo, mas os meninos tinham entrado em casa em um estado tal que não conseguiam se acalmar. Eu peguei o enfeite de globo de neve da estante e dei corda na caixa de música que fica na sua base. Balancei o globo de neve, coloquei-o sobre a mesa, pus a mão no meu abdômen e pedi aos meninos para colocarem as mãos sobre suas barrigas também. Juntos, sentimos nossa respiração mover para cima e para baixo, enquanto víamos a neve cair e assentar dentro do globo. O amiguinho do meu filho estava ofegante de tanto segurar as lágrimas.
Quando a neve toda caiu no fundo do globo, eu o balancei de novo. Enquanto observávamos a água ficar transparente, sentimos nossas respirações novamente. Logo conseguimos ver as figuras dentro do globo de neve surgirem e a respiração dos meninos havia se acalmado, seus corpos estavam relaxados e tranquilos. Agora nós poderíamos falar sobre o que tinha lhes assustado.
Eu uso essa e outras técnicas similares de respiração para ajudar crianças a se acalmarem quando se sentem emocionalmente sobrecarregadas, e o poder transformador da respiração nunca deixa de me surpreender. Respirar é a coisa mais natural do mundo, é o fundamento de nossas vidas. Fazemos sem pensar, mas ao entrar em contato com o poder desse simples ato podemos gerenciar melhor o estresse e viver vidas mais felizes. O objetivo deste livro é ajudar você a ajudar seus filhos a fazerem simplesmente isso: perceberem quão atentos estão à sua própria respiração, ao seu mundo físico e às suas vidas interiores, e ajudá-los a desenvolver habilidades relacionadas à atenção. As crianças levarão essas ferramentas consigo a vida inteira.
(trecho da introdução do livro)

O segundo vídeo é um guia para a respiração, indicado para momentos de ansiedade e estresse:

Eu pensei em colocá-lo como página inicial no meu navegador, para ser a primeira coisa a fazer quando chegar no escritório e ligar o computador.

RecomendaçõesTrechos de livros

2 comentários

Sílvia

Sílvia

Muito útil!
Replicando…
Gratidão por nos passar!

Ops! senti falta da tradução nos comemtários das criianças…
Gratidão!
Gratidão!
Gratidão!

Carolina

Carolina

Obrigada por compartilhar ??

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.