Regozijo, por Dzongsar Khyentse Rinpoche

Regozijo

Um método muito eficiente e fácil para acumular mérito é se alegrar com a sorte dos outros, mas, ironicamente, muitos consideram esse método uma verdadeira agonia.

Existem três causas principais para nos regozijarmos.

  1. A felicidade e as causas da felicidade dos outros. Por exemplo: ao ver uma pessoa bonita, em vez de sentir inveja, regozije-se com a sua beleza;
  2. Ao ver alguém fazer algo positivo, alegre-se, em vez de fazer críticas movidas por rancor e inveja;
  3. O melhor, todavia, é não ceder a dúvidas sobre a possibilidade da iluminação ou chegar a duvidar da existência do estado búdico. Regozije-se com ele e com suas causas, sinta-se feliz quando outras pessoas se envolverem com as causas da iluminação, como ouvir e contemplar os ensinamentos e praticar meditação.

Regozijar-se com o sucesso de outra pessoa é, talvez, a forma mais fácil de acumular mérito, é como se uma montanha enorme de mérito estivesse esperando para ser acumulada. Quando você vir alguém fazendo algo útil, a única coisa que precisa fazer para acumular oceanos de mérito é se alegrar. Esse é um antídoto potente para a resposta emocional mais ridícula e patética que nos acomete: a inveja.

Trecho do capítulo Oferenda de mandala, página 169 do livro Não é para a felicidade (link para comprar abaixo).

Trechos de livros

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.